terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fotos: Hackers do Anonymous sem máscaras


Nem mocinhos nem bandidos. E, sim, ativistas políticos. É como os integrantes do grupo Anonymous são retratados no documentário inédito americano "We Are Legion - The Story of the Hacktivists" (nós somos legião - a história dos hackers ativistas).
São homens e mulheres que, desde 2008, têm tirado do ar sites de grandes empresas e de órgãos de governo. Fizeram fama na internet por isso e são alvo de processos judiciais pelo mesmo motivo.
Segundo Brian Knappenberger, diretor do filme, alguns pontos unem esses ativistas: são descentralizados, bagunçados e, principalmente, querem levar a desobediência civil para a era digital.
"É um dos fenômenos culturais mais interessantes da história recente", diz Knappenberger sobre a bandeira do ciberativismo erguida por membros do Anonymous.
O filme acaba de sair do forno: foi exibido pela primeira vez em janeiro, no festival Slamdance, em Park City (EUA), e ainda não tem estreia prevista no Brasil.
Diversas pessoas associadas ao Anonymous tiraram suas máscaras para serem entrevistadas. Há os que já passaram pela prisão, os que se dizem afastados das atividades ilegais e os que revelam só seus nomes de guerra.
Eles contam histórias de como o grupo foi formado por frequentadores do 4chan, site para livre troca de imagens, e de como muitos membros investiam em ataques em jogos sociais por pura diversão.

10 comentários:

  1. são tudo uns babaca que so conseguem atingir o povo com esses ataques ao inves de atingirem quem realmente deve sofre com isso, imagino que não tenham capacidade de ir contra o governo ao menos aqui no brasil, o pior somos nos que damos credibilidade a esses babacas.

    ResponderExcluir
  2. Se você se diz anônimo.. você não é anônimo.. dá pra entender?

    ResponderExcluir
  3. Se a música e a tv de hj transforma nossos jovens em amebas sem conciência, eles(Anonymous) são o futuro das revoluções. Alguém tem que começar as grandes mudanças por algum lugar. A internet é o próximo passo da rebeldia!

    ResponderExcluir
  4. eles tao certo o governo vem com essa merda de SOPA e ACTA ,mas nao é so isso eles sao a vos de quem nao pode falar apoio eles por que a revolução nao começa por jovens funkeiros que usam drogas mais sim pelos quem tem coragem de falar basta e nao de se esconder

    ResponderExcluir
  5. eles tao certo o mundo precisa de alguem que consiga encarar o governo.se falar,protestar nao faz o trabalho temos mais é que partir para ignorancia.porque o futuro nao começa com quem abaizxa a cabeça e fica queito

    ResponderExcluir
  6. parece q n entenderam a complexidade "coisa", "isso" vale mais q uma luta armada, foi por meio da net q regimes autoritarios do oriente medio cairam...NO WAY OUT

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo, infelizmente alguns "jovens" não entendem o que esse grupo faz, e se não entendem acham que é ruim, afinal é mais facil críticar do que pesquisar (e jovem entre aspas, pois o jovem tem que buscar o novo, ser rebelde e lutar pelo que é bom, não apenas ficar de braços cruzados e fingindo não saber de nada e resmungando dos que fazem)

    ResponderExcluir
  8. é que se eles tivessem maior organização, a chance de mudar a sociedade seria maior...

    ResponderExcluir
  9. SOMOS ANÔNIMOS NÓS SOMOS UMA LEGIÃO NÓS NÃO PERDOAMOS NÓS NÃO SE ESQUECEMOS AGUARDEM POR NÓS

    ResponderExcluir